sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SHABAT SHALOM MAIL - PARASHÁ LECH LECHÁ 5770

BS"D
TIRANDO AS PEDRAS PRIMEIRO – PARASHÁ LECH LECHÁ 5770 (30 de outubro de 2009)
"Há muitos anos atrás, em um lugar distante, havia um reinado cujo rei era um homem muito sábio. O rei oferecia tudo o que era necessário para os súditos, mas mesmo assim eles estavam sempre reclamando. Uma das reclamações era para que o rei melhorasse as condições das estradas. O rei então decidiu colocou uma pedra enorme bem no meio da principal estrada do reino, e se escondeu para observar o comportamento das pessoas. Se o povo se mobilizasse para tirar a pedra, mostrando que eles realmente queriam estradas melhores, ele estava disposto a reformar todas as estradas. Mas se eles não fizessem nada, era um sinal de que queriam apenas reclamar das coisas. Sentou-se e ficou observando.
Alguns dos maiores comerciantes do reino e vários membros da corte passaram por ali, e ao invés de tentar retirar a pedra que estava no meio da estrada, simplesmente deram a volta nela. Muitos deles esbravejaram contra o rei que não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra grande para fora do caminho.
Então passou um simples camponês com uma carroça carregada de vegetais. Quando chegou à pedra, ele desceu e começou a tentar movê-la para fora da estrada. Depois de muita luta e suor, ele finalmente conseguiu. Notou então que no local onde estava anteriormente a grande pedra havia uma bolsa que continha muitas moedas de ouro e uma carta do rei, indicando que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O simples camponês não só havia começado o conserto da estrada, mas havia também garantido o seu futuro e o de sua família"
Assim ocorre em nossas vidas. Antes de consertar a estrada da nossa vida, precisamos retirar as pedras que bloqueiam nosso caminho. E ao invés de reclamar, devemos nos esforçar e fazer a nossa parte.
--------------------------------------------------
A Parashá desta semana, Lech Lechá, descreve alguns dos dez testes de Avraham Avinu, entre eles o de sair da comodidade da sua casa e ir para uma terra estranha, como diz o versículo "D'us disse para Avram: Saia da sua terra, dos seus parentes e da casa do seu pai, e vá para a terra que Eu te mostrarei" (Bereshit 12:1). Deste episódio ficam algumas perguntas. Por que D'us não revelou para Avraham que o destino final era a terra de Israel? Além disso, Lót, o sobrinho de Avraham, o acompanhou neste teste. Se para Avraham o teste de abandonar tudo e ir para uma terra estranha foi difícil, muito mais para Lót, que era uma pessoa muito materialista. Portanto, os méritos de Lót são maiores do que os de Avraham. Porém, sabemos que no final Avraham se tornou um dos pilares espirituais do mundo, enquanto Lót terminou de forma medíocre, indo viver na cidade de Sdom, um lugar de pessoas perversas, apenas porque era um bom lugar para seu rebanho crescer e se desenvolver. Por que esta diferença tão grande, se os méritos de Lót neste teste foram ainda maiores do que os de Avraham?
Existem muitas pessoas que tentam melhorar e não conseguem. Eles se esforçam, mas no final acabam caindo novamente. Por que isso acontece? A resposta está em um dos Salmos do Rei David: "Se afaste do mal e faça o bem". Este versículo nos ensina que, antes mesmo de pensar em crescer, o primeiro passo é se afastar do mal. Muitos tentam crescer sem abandonar suas más inclinações, e por isso não conseguem crescer. É como alguém tentasse escrever sobre algo que já está escrito, fica impossível ler. Mas se começamos o nosso crescimento arrancando desde o princípio nossos maus hábitos e más características, é como se estivéssemos recomeçando a escrever em uma folha em branco.
Este conceito pode ser observado mesmo no mundo material. Quando um agricultor termina uma colheita e quer recomeçar o plantio, antes ele passa um arado em todo campo. A principal função do arado é arrancar as ervas daninhas, que atrapalham o crescimento da plantação, desde a raiz. Se somente arrancamos as ervas daninhas superficialmente, sem tirar sua raiz da terra, em poucos dias ela volta a brotar e a estragar a produção.
Nos ensina o Rav Yehuda Leib Chasman que esta foi a diferença entre Avraham e Lót. Antes de Avraham começar o seu caminho de crescimento espiritual, ele arrancou do coração todas as coisas negativas anteriores. Lót, ao contrário, nunca abandonou em seu coração suas más características, e por mais que ele tentou crescer e seguir os passos de Avraham, sempre foi um crescimento momentâneo, e no primeiro teste que apareceu ele caiu novamente
Todo o momento em que a pessoa não conseguiu arrancar de si suas más inclinações, ela não consegue enxergar o seu potencial espiritual e até onde consegue crescer. Não temos idéia do quanto podemos nos elevar, ficamos presos em nossas próprias limitações e nos acomodamos. D'us não falou para Avraham que ele estava indo para a terra de Israel pois ele não entenderia. Primeiro ele precisou sair da sua casa, isto é, das más influências anteriores, para conseguir enxergar qual era o seu verdadeiro potencial.
Para construir um novo edifício, é necessário derrubar o edifício anterior. As fundações do novo edifício precisam estar apoiadas em um solo que já foi limpo de todas as sujeiras anteriores. Assim é um dos fundamentos do nosso crescimento espiritual, se queremos um dia construir uma grande edificação espiritual, o primeiro trabalho é começar a "limpar o terreno"
SHABAT SHALOM
Rav Efraim Birbojm
********************************************************************
HORÁRIO DE ACENDIMENTO DAS VELAS DE SHABAT:
São Paulo: 19h00 Rio de Janeiro: 18h44 Belo Horizonte: 18h45 Jerusalém: 16h12
********************************************************************
Este E-mail é dedicado à Refua Shlema (pronta recuperação) de: Frade (Fanny) bat Chava, Chana bat Rachel, Léa bat Chana; Pessach ben Sima, Eliashiv ben Tzivia; Chedva Rina bat Brenda; Israel Itzchak ben Sima; Eliahu ben Sara Hava; Moshe Leib ben Tzipa; Avraham David ben Reizel; Yechezkel ben Sarit Sara Chaya; Sara Beila bat Tzvia; Estela bat Arlete; Ester bat Feige; Sofia bat Carol; Moshe Yehuda ben Sheva Ruchel; Esther Damaris bat Sara Maria; Yair Chaim ben Chana; Dalia bat Ester; Ghita Leia Bat Miriam; Chaim David ben Messodi; David ben Beila; Léia bat Shandla; Dobe Elke bat Rivka Lie; Avraham ben Linda; Tzvi ben Liba; Chaim Verahamin ben Margarete; Rivka bat Brucha; Esther bat Miriam, Sara Adel bat Miriam, Mordechai Ghershon Ben Malia Rachel, Pinchas Ben Chaia, Yitzchak Yoel Hacohen Ben Rivka, Yitzchak Yaacov Ben Chaia Devora, Avraham Ben Dinah, Avraham David Hacohen Ben Rivka, Chaya Perl Bat Ethel, Bracha Chaya Ides Bat Sarah Rivka, Tzipora Bat Shoshana, Levona Bat Yona e Havivah Bat Basia, Daniel Chaim ben Tzofia Bracha, Chana Miriam bat Chana, Yael Melilla bat Ginete, Bela bat Sima; Israel ben Zahava; Miriam bat Nacha Blima.
--------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) do meu querido e saudoso avô, Ben Tzion (Benjamin) ben Shie Z"L, que lutou toda sua vida para manter acesa a luz do judaísmo, principalmente na comunidade judaica de Santos. Que possa ter um merecido descanso eterno.
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) dos meus queridos e saudosos avós, Meir ben Eliezer Baruch Z"L e Shandla bat Hersh Mendel, que nos inspiraram a manter e a amar o judaísmo, não apenas como uma idéia bonita, mas como algo para ser vivido no dia-a-dia. Que possam ter um merecido descanso eterno.
-------------------------------------------
Este E-mail é dedicado à Leilui Nishmat (elevação da alma) de: Avraham ben Ytzchak, Joyce bat Ivonne, Feiga bat Guedalia, Chana bat Dov, Kalo (Korin) bat Sinyoru (Eugeni), Leica bat Rivka, Guershon Yossef ben Pinchas; Dovid ben Eliezer, Reizel bat Beile Zelde, Yossef ben Levi, Eliezer ben Mendel, Menachem Mendel ben Myriam, Ytzhak ben Avraham, Mordechai ben Schmuel, Feigue bat Ida, Sara bat Rachel, Perla bat Chana, Moshé (Maurício) ben Leon, Reizel bat Chaya Sarah Breindl; Hylel ben Shmuel; David ben Bentzion Dov, Yacov ben Dvora; Moussa ben Eliahou Cohen, Naum ben Tube (Tereza); Naum ben Usher Zelig; Laia bat Morkdka Nuchym; Rachel bat Lulu; Yaacov ben Zequie; Moshe Chaim ben Linda; Mordechai ben Avraham; Chaim ben Rachel; Beila bat Yacov; Itzchak ben Abe; Eliezer ben Arieh; Yaacov ben Sara, Mazal bat Dvóra, Pinchas Ben Chaia.
--------------------------------------------
Para inscrever ou retirar nomes da lista, para indicar nomes de pessoas doentes ou Leilui Nishmat (elevação da alma), e para comentar, dar sugestões, fazer críticas ou perguntas sobre o E-mail de Shabat,favor mandar um E-mail para ravefraimbirbojm@gmail.com
(Observação: para Refua Shlema deve ser enviado o nome da mãe, mas para Leilui Nishmat deve ser enviado o nome do pai).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.