sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SHANÁ TOVÁ

BS"D

No final da Parashá passada, Ki Tavô, estão escritas as terríveis Klalót (maldições) condicionais, que podem recair sobre o povo judeu. E no meio das Klalót está explícito o motivo: "Porque vocês não serviram D'us com alegria e com bom coração, mesmo quando vocês tinham tudo" (Devarim 28:47).

Por isso, todos temos que dizer com alegria e com toda nossa força "Shehecheianu Vekiimanu Vihiguianu Lazman Hazé" (Obrigado a D'us, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar até este dia). Estamos terminando mais um ano, e precisamos agradecer muito ao Criador por todas as oportunidades e bons momentos que passamos neste ano. E olhando para trás, vemos que mesmo as dificuldades também nos fizeram mais fortes, revelaram forças que nem mesmo nós conhecíamos.

Em especial, agradeço a D'us pela oportunidade de conseguir completar mais um ciclo anual do Shabat Shalom Mail, já em seu sexto ano, e atualmente com mais de mil leitores. Muitas vezes o trabalho foi até tarde da noite, e D'us me deu forças, para que todos pudessem receber em casa um pouquinho da doçura da Torá. É gratificante saber que, em milhares de lares judaicos, as famílias voltaram a se sentar juntas na mesa de Shabat para iluminar a noite com palavras de Torá.

Agradeço a todos os que durante o ano incentivaram, elogiaram e enviaram suas críticas construtivas e sugestões, mas principalmente a todos os que leram o Shabat Shalom Mail e foram a minha fonte de inspiração, neste trabalho que a cada semana me preenche mais espiritualmente.

Aproveito a oportunidade de pedir perdão para qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida por qualquer coisa que eu tenha escrito. Certamente não foi minha intenção. Também peço perdão para aqueles que me escreveram mas que eu não pude responder. Não foi por descaso, e sim por motivo de total falta de tempo. Mas nunca deixo de ler os comentários e as sugestões, e tento adotá-las quando possível. Por isso, peço que continuem sempre me escrevendo.

Desejo a todos um ano de muito crescimento espiritual, que possamos dar cada vez mais valor para os ensinamentos da Torá e, passo a passo, começar a vivenciá-los em cada detalhe, para trazer muita luz para nossas vidas, tanto neste mundo quanto no Mundo Vindouro.

SHANÁ TOVÁ para todos, que seja um ano muito doce, com muitas alegrias e saúde.

Com carinho,

Rav Efraim Birbojm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui a sua pergunta ou comentário sobre o texto da Parashá da semana. Retornarei o mais rápido possível.